quarta-feira, agosto 03, 2011

Motivo de oração

Foto: Portal Terra

O motivo desse post hoje é um só: pedir a todos que acessam o blog que orem pelas pessoas que estão sofrendo com a seca e as condições subumanas na África. A população da região conhecida como “Chifre da África” (Etiópia, Somália, Quênia, Uganda e Djibuti) está enfrentando a pior seca em 60 anos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) essa é a “maior crise de alimentos da atualidade".

E o que é pior: previsões mostram que, pelo menos até 2012, a situação não deverá passar por mudanças, o que significa que as dificuldades e o sofrimento vivido por essas pessoas irão continuar.

A ONU pediu uma mobilização internacional que permita evitar uma nova crise humanitária. Além de adultos, homens e mulheres, a taxa de desnutrição infantil alcançou 30% em alguns lugares, o dobro do nível de emergência estabelecido pela ONU, que teme que a situação piore ainda mais.

As fotos e notícias recentes nos levam – ou, pelo menos, deveriam nos levar – a uma reflexão sobre nossas próprias vidas. Além de ver o quanto temos abundância de graça, e infinitos motivos para agradecer a Deus todos os dias, devemos pensar no que temos feito pelo nosso próximo. Afinal, para o que fomos criados, senão para servir e para honrar o nome de Jesus?

Vamos nos lembrar dessas pessoas em nossas orações, dedicar pelo menos um pouco do nosso tempo intercedendo por essas vidas a Jesus. Refletir sobre as motivações que podem gerar uma situação como essa e orar, orar sem cessar!  

O que faria Jesus diante dessas notícias? 

Refugiada idosa aguarda para receber comida dentro de um centro de distribuição de alimentos em Dadaab, no Quênia. O local foi projetado para receber 90 mil pessoas, mas mais de 440 mil estão lá atualmente. A maioria vinda da Somália, um dos países que mais sofre com a pior seca dos últimos 60 anos na região conhecida como Chifre da África. 


Adam Ibrahim, um menino de 5 anos com desnutrição grave, descansa em uma tenda no campo Badbado, na Somália.


Mulher cuida de seus filhos desnutridos, no campo de refugiados Badbado, perto de Mogadíscio.  


Subnutrida, menina é atendida no hospital Banadir, em Mogadíscio. A ONU alertou que a fome deve se espalhar por todo o sul da Somália, fazendo com que dezenas de milhares busquem comida na capital.  


 Menina subnutrida descansa em uma tenda no sul de Mogadíscio, na Somália


As fotos e as informações contidas nas respectivas legendas foram retiradas do Portal Terra. 

Nenhum comentário: