terça-feira, setembro 27, 2011

Esperança



Imagem: Google 


"Nunca diga que algo é impossível. As coisas são no máximo improváveis, mas nunca são impossíveis. Nunca desista antes de tentar. Não desperdice nenhuma chance da sua vida.


Tenha discernimento para saber o que é certo e o que é errado. Tenha sua própria cabeça, não se deixe influenciar, mas saiba ouvir sempre a opinião dos outros e saiba admitir seus erros.

Seja humilde e sempre fiel a Deus. Você é um dos soldados dele e está aqui em busca da felicidade, da sua e da dos outros. Procure-a! Ela está dentro de você! E você com certeza a merece!

Corra atrás de seus sonhos, porque sem eles não chegamos a lugar nenhum. Não se conforme, vá atrás do que você quer! LUTE!

A vida é bela e as esperanças nunca devem acabar, assim como também não deve acabar o amor que existe dentro de nós.

Saiba sobreviver às tristezas, saiba se erguer após cada queda e saiba amar sem medo, pois o medo não nos traz nada. Apenas leva....

Saiba se entregar por inteiro, abaixar todos os escudos e dizer: EU ME RENDO!

Ame de corpo e alma, mesmo que depois esse amor acabe. Aproveite cada momento, cada segundo do seu viver, pois é como dizem: No fim, o que conta, não são os anos de sua vida e sim, a vida em seus anos. Então, espero sempre que seus anos sejam cheios de vida.

Não deixe morrer o que há dentro de você. Não deixe morrer o amor. Esse amor que dá toda a luz necessária para a nossa vida. Deixe-o livre para reinar em seu coração, pois só assim, seu espírito continuará livre do mal. E, se você tiver a sua alma protegida por esse amor, nada de ruim vai lhe tocar, pois você estará sempre ao lado de Deus.

Não tenha ódio por ninguém, mesmo que desejem o pior pra você, pois se você tiver ódio, seu escudo cai. E, aí sim, poderão lhe atingir. Tenha apenas compaixão dessas pessoas. Pois elas mataram o amor que existia em seus interiores e se esqueceram que somos todos iguais, filhos de Deus e que merecemos respeito, carinho, amor e felicidade.

Toda vez que você passar por algum momento difícil, erga sua cabeça, olhe para o céu e diga: O Senhor está comigo e vai me ajudar!

Porque essa é a realidade. Ele sempre estará nos ajudando, só que às vezes ficamos surdos à sua ajuda. E não percebemos o quanto Ele nos ama. Chegamos até ao ponto de pensar que Ele nos abandonou, quando, na verdade, nós que O abandonamos.

Ore e agradeça, pois Ele nos deu o maior presente de todos: Jesus cristo, o autor da vida!"

Jesus te abençoe!

sexta-feira, setembro 23, 2011

Invoca-Me

‎"Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes." 
(Jeremias 33:3)




segunda-feira, setembro 19, 2011

Pensando...



"Pensamentos soltos acerca de Isaías 43:25. 

Imagem: Google
"Recorde as maravilhas de Deus em sua vida. Não seja traído pela sua memória. Portanto, não se esqueça das coisas que você deve lembrar, e não se lembre das coisas que deve esquecer. Esqueça seus pecados do passado assim como Deus já esqueceu por você."

Não pesque no mar do esquecimento! Os pecados confessados e arrependidos são perdoados e esquecidos, Deus lança no mar do esquecimento. Onde é Proibido pescar!"

"Nada e tão grande que Jesus não possa dominar, nem tão pequeno que Ele não consiga notar. Aprenda a descansar em Deus e sossegue seu coração."

O passado já se foi... E o futuro pertence a Deus. Confie em Deus, descanse nas promessas do nosso Senhor! 



quarta-feira, setembro 14, 2011

Âncora da Alma

Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento; Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu.
(Hebreus 6:17-20)

Imagem: Google 
Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. (Rm 15.13)

Muitas vezes somos como um barco levado pelo vento sem direção. Os ventos e as tempestades estão a ponto de nos fazer tombar e afundar. Quando isso acontecia com os barcos de verdade, segundo o que conta a Wikipédia, Lorde Karel Dovanek VII, para frear seu barco a vela, inventou a âncora. Ele descobriu ao acaso que uma âncora pode ser muito útil caso o barco estivesse sendo levado por um furacão.

A Bíblia nos ensina que temos uma âncora. Ela torna nossa vida equilibrada. Esta âncora chama-se esperança. Assim como um navio fica seguro quando está no ancoradouro, nossa vida se firma na esperança que nos liga a Cristo.

Cristo é a nossa Esperança, o nosso sumo sacerdote. No Antigo Testamento, o sacerdote era mediador entre Deus e o povo, oferecendo sacrifícios e orando em seu favor. O Novo Testamento deixa claro que Jesus, com sua morte e ressurreição, passa a fazer este papel de mediador. A confiança nessa promessa é como jogar uma âncora e conquistar a firmeza necessária para viver. Buscar a Cristo é um forte alento. Nele temos a consolação que precisamos, a segurança na caminhada e a certeza da comunhão com Deus.

A história conta que Lord Karel, o criador da âncora, morreu afogado. Ele esqueceu que a corda de sua âncora tinha apenas 20 metros e o local no qual seu barco estava tinha 30 metros de profundidade. A âncora da Esperança em Cristo nunca vai nos decepcionar. O texto deixa claro que quem fez a promessa é fiel. Abandonar esta esperança é como puxar a corda, encurtá-la, ficando assim sujeito a ser levado pelas ondas e ventos contrários.  

Independente do que esteja tentando te levar para longe de Deus, saiba que podemos nos firmar na âncora da esperança em Jesus. Ele é uma firme consolação, segurança e direção para a vida.

A esperança é a âncora da alma.

Texto extraído do “Pão Diário”, escrito pelo Rev. Hebert dos Santos Gonçalves

segunda-feira, setembro 12, 2011

Está escrito!

Notícias da Missionária Patrícia Rocha*

"Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos." Judas 3

Imagem: Google 
 
Olá amados irmãos, intercessores,

Gostaria de escrever louvando a Deus pelo resultado de mais uma etapa de tradução, 
agora temos também 2 Tessalonicenses e Judas em fase de verificação para se Deus 
quiser passarmos em consultoria em outubro. 
 
Amados, esse realmente não é um trabalho fácil, é esgotante e quando temos dificuldades
além do que esperávamos as vezes, confesso, chego a ficar frustrada pela maneira como temos
que lutar tanto para conseguir obedecer a ordem do Pai.

li uma frase que dizia "Tradutores da Bíblia, Missionários entre livros". É verdade! Passamos horas a fio no isolamento,  rodeados de livros e perguntas, buscando as respostas. Mas, quando sentamos com um falante da língua que nosso alvo de tradução e ouvimos dele: "É isso mesmo!", "isso é verdade!", "preciso levar isso comigo agora!", é realmente gratificante.

Segue uma história que o Félio (meu auxiliar) me contou.
 
"Patrícia, assim como o livro de Judas fala que existem muitos inimigos da verdadeira palavra de Deus, é assim mesmo. Eu estava indo para uma das aldeias dos yanomami Maitha quando encontrei o Paulo, um indígena não cristão. Ele me perguntou para onde eu estava indo. Eu respondi: Nós dois estamos indo levar a palavra de Deus na aldeia Maitha."

Paulo: "Nós dois? Quem está indo com você? Eu acho que você não deveria sair daqui e ir nessa viagem toda sozinho para levar a palavra de Deus. Se querem que você vá, que te levem de avião."

Félio: "Nós dois estamos bem assim, vamos viajar assim mesmo." 

Paulo: "Mas ninguém te acompanha!"

Félio: "Eu, e meu Ajudante, vamos até lá. Não estou sozinho! Seus olhos ainda estão escuros, só por isso você não consegue ver que não estou sozinho. Nós dois vamos levar essa palavra para o povo lá! Vou falar daquele que amo!".
 
Chegando à aldeia, Félio soube que o Paulo já havia estado lá. Então o povo de lá relatou o que aconteceu durante a visita de Paulo lá nessa aldeia.

Paulo: "Eu soube que alguns de vocês têm recebido a palavra de Deus. Estou aqui para dizer que vocês não devem  fazer isso. Vocês devem voltar a beber, se embriagar, isso é tudo mentira. Essa história que diz que Jesus vai voltar é tudo mentira. Ele não virá!".
 
Então nessa hora um jovem indígena chamado Kasis (pai biológico da Poliana, hoje um crente em Jesus), desafiando a própria cultura que ensina que uma pessoa mais jovem jamais pode se levantar publicamente contrariando algo falado por um mais velho, se levantou na presença de todos, e disse: "Já ouvimos a verdade. Eu tenho o livro na minha casa. Está escrito no livro de Lucas: Jesus vai voltar! E é isso que devemos esperar! É isso que vamos fazer!".
 
O Kasis não disse, "o missionário me falou", ele disse, "Está escrito".

Lutas, dificuldades, cansaço, isolamento, vamos continuar a traduzir para que outros também possam dizer: Está escrito!
 
Em Cristo e por amor a Sua Palavra,
Patrícia e Cia, batalhando pela fé de uma vez por todas confiada aos santos.

*Patrícia está à frente do Ministério de tradução da Bíblia do Português para a língua Yanomami. 

sexta-feira, setembro 09, 2011

"Entrem, fiquem à vontade"


 Gustavo Lemos Freitas

Estive no "Projeto Ide 2011", organizado por Asas de Socorro, trabalhando com evangelismo. Uma experiência maravilhosa. 


Divididos em duplas ou trios, visitamos centenas de casas. A expectativa de como seríamos recebidos pelos morados de Curuai invadia nosso coração, ansiávamos por ver todo aquele povo se entregar aos pés de nosso Salvador Jesus Cristo.

Em cada porta que batemos, fomos recebidos com muita alegria e um convite: "entrem, fiquem à vontade". Dentro de casas de alvenaria, ou feitas com folhas de bananeiras, batemos papo, trocamos experiências, ouvimos histórias, apresentamos o Evangelho de Cristo e nos sentimos como em um hotel cinco estrelas.

Ví naquela terra uma semelhança muito grande com aquilo que a Bíblia descreve do Édem (Gênesis 1:28-30): Deus, através da natureza, muitas plantações e o rio cheio de peixes, sustentando aquele povo.

E creio que a presença de Deus é real hoje na cidade de Curuai, creio que Deus ouviu o clamor daquele povo e que a igreja do Senhor se levantará naquele lugar!

Pra mim, fica a honra de ver o agir do Poder de Deus e ver o quanto Ele é maravilhoso.

Deus abençoe!





  



  




Fotos: Arquivo Pessoal

Gustavo é missionário, voluntário em Asas de Socorro, diácono na Primeira Igreja Presbiteriana de Divinópolis. 

quarta-feira, setembro 07, 2011

"Você precisa ser grato!"


Conheça a história de Nick Vujicic, um deficiente físico que superou todos os obstáculos para tornar-se um dos maiores testemunhos do amor de Deus. Diante de todas as adversidades, acreditou no poder de Deus, teve uma história diferente e influenciou muitas outras vidas. 





Minha oração é para que todos que assistirem a esse vídeo sejam abençoados! 


Desconheço a autoria do vídeo. 

terça-feira, setembro 06, 2011

Tua graça me basta!



Quero agradecer a todos que acessam o blog e que compartilham o conteúdo postado aqui. Estou muito feliz com a quantidade de acessos e com o quanto esse número vem crescendo! 

Nada disso é para mim, mas para a honra e glória do Senhor da minha vida: Jesus! 

Compartilho com vocês, a música "Tua Graça Me Basta", do grupo de louvor Toque no Altar. 




"Eu não preciso ser reconhecido por ninguém,
A minha glória é fazer com que conheçam a Ti.
E que diminua eu, pra que tu cresças, Senhor, mais e mais.

E como os serafins que cobrem o rosto ante a Ti,
Escondo o rosto pra que vejam Tua face em mim,
E que diminua eu, pra que Tu cresças Senhor, mais e mais...
  
No Santo dos santos, a fumaça me esconde, só Teus olhos me vêem.
Debaixo de Tuas asas é o meu abrigo, meu lugar secreto,
Só Tua graça me basta e Tua presença é o meu prazer.

E que diminua eu, pra que Tu cresças, Senhor, mais e mais.

E como os serafins que cobrem o rosto ante a Ti,
Escondo o rosto pra que vejam Tua face em mim,
E que diminua eu, pra que Tu cresças Senhor, mais e mais...

Tua presença (Senhor)... Tua presença é o meu prazer!"


Educar para a celebração da Vida e da Terra


Leonardo Boff

Dada a crise generalizada que vivemos atualmente, toda e qualquer educação deve incluir o cuidado para com tudo o que existe e vive. Sem o cuidado, não garantiremos uma sustentabilidade que permita o planeta manter sua vitalidade, os ecossistemas, seu equilíbrio e a nossa civilização, seu futuro. Somos educados para o pensamento crítico e criativo, visando a uma profissão e um bom nível de vida, mas nos olvidamos de educar para a responsabilidade e o cuidado para com o futuro comum da Terra e da Humanidade. Uma educação que não incluir o cuidado se mostra alienada e até irresponsável. Os analistas mais sérios da pegada ecológica da Terra nos advertem que se não cuidarmos, podemos conhecer catástrofes piores do que aquelas vividas em 2011 no Brasil e no Japão. Para se garantir, a Terra poderá, talvez, ter de reduzir sua biosfera, eliminando espécies e milhões de seres humanos.

Entre tantas excelências, próprias do conceito do cuidado, quero enfatizar duas que interessam à nova educação: a integração do globo terrestre em nosso imaginário cotidiano e o encantamento pelo mistério da existência. Quando contemplamos o planeta Terra a partir do espaço exterior, surge em nós um sentimento de reverência diante de nossa única Casa Comum. Somos inseparáveis da Terra, formamos um todo com ela. Sentimos que devemos amá-la e cuidá-la para que nos possa oferecer tudo o que precisamos para continuar a viver.

A segunda excelência do cuidado como atitude ética e forma de amor é o encantamento que irrompe em nós pela  emergência mais espetacular e bela que jamais existiu no mundo que é o milagre, melhor, o mistério da existência de cada pessoa humana individual. Os sistemas, as instituições, as ciências, as técnicas e as escolas não possuem o que cada pessoa humana possui: consciência, amorosidade, cuidado, criatividade, solidariedade, compaixão e sentimento de pertença a um Todo maior que nos sustenta e anima, realidades que constituem o nosso Profundo.

Seguramente, não somos o centro do universo. Mas somos aqueles seres, portadores de consciência e de inteligência, pelos quais o próprio Universo se pensa, se conscientiza e se vê a si mesmo em sua esplêndida complexidade e beleza. Somos o universo e a Terra que chegaram a sentir, a pensar, a amar e a venerar. Essa é nossa dignidade que deve ser interiorizada e que deve imbuir cada pessoa da nova era planetária.

Devemos nos sentir orgulhosos de poder desempenhar essa missão para a Terra e para todo o universo. Somente cumprimos com essa missão se cuidarmos de nós mesmos, dos outros e de cada ser que aqui habita.

Talvez poucos expressaram melhor estes nobres sentimentos do que o exímio músico e também poeta Pablo Casals. Num discurso na ONU nos idos dos anos 80, dirigia-se à Assembléia Geral pensando nas crianças como o futuro da nova humanidade. Essa mensagem vale também para todos nós, os adultos. Dizia ele:

A criança precisa saber que ela própria é um milagre, saber, que desde o início do mundo, jamais houve uma criança igual a ela e que, em todo o futuro, jamais aparecerá outra criança como ela. Cada criança é algo único, do início ao final dos tempos. E assim a criança assume uma responsabilidade ao confessar: é verdade, sou um milagre. Sou um milagre do mesmo modo que uma árvore é um milagre. E sendo um milagre, poderia eu fazer o mal? Não. Pois sou um milagre. Importa é que eu sou um milagre feito por Deus (...). Poderia eu matar alguém? Não. Não posso. Ou então, um outro ser humano que também é um milagre como eu,  poderia ele me matar? Acredito que o que estou dizendo às crianças, pode ajudar a fazer surgir um outro modo de pensar o mundo e a vida. O mundo de hoje é mau; sim, é um mundo mau. E o mundo é mau porque não falamos assim às crianças do jeito que estou falando agora e do jeito que elas precisam que lhes falemos. Então o mundo não terá mais razões para ser mau.

Aqui se revela grande realismo: cada realidade, especialmente, a humana é única e preciosa, mas, ao mesmo tempo, vivemos num mundo conflitivo, contraditório e com aspectos terrificantes. Mesmo assim, há que se confiar na força da semente. Ela é cheia de vida. Cada criança que nasce é uma semente de um mundo que pode ser melhor. Por isso, vale ter esperança. Um paciente de um hospital psiquiátrico que visitei escreveu, em pirografia, numa tabuleta que me deu de presente: “Sempre que nasce uma criança é sinal de que Deus ainda acredita no ser humano”. Nada mais é necessário dizer, pois nestas palavras se encerra todo o sentido de nossa esperança face aos males e às tragédias deste mundo.

Leonardo Boff é autor de “Cuidar da Terra-proteger a vida”, Record, Rio de Janeiro 2010.

segunda-feira, setembro 05, 2011

Poderoso Conforto

"Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma." (Tiago 1:2-4)



Bom dia! Hoje divido com vocês uma breve crônica que recebi por e-mail do Pastor Mauro Clark, Ministério Falando de Cristo. Minhas orações são para que essa semana seja repleta de alegrias para todos nós, com a confiança de que Deus não erra!


“Quando se fala em provação, pensa-se numa escala - desde pequenos sofrimentos ou perdas, até dores atrozes - físicas ou da alma.

Na Sua misteriosa sabedoria, ao mesmo tempo em que concedeu para o Haroldo uma saúde de ferro, Deus lhe reservou altíssimas, quase inacreditáveis doses de sofrimento, envolvendo perdas pessoais.

A primeira delas ocorreu quando ele tinha trinta e poucos anos. Sua esposa, aos vinte e nove anos, contraiu um câncer de pulmão. A família foi para os Estados Unidos, em busca de melhores tratamentos. Pouco adiantou. Em pouco tempo a jovem Ruth estava sendo sepultada pelo marido... ladeado por quatro filhos - o mais velho com treze anos!

Ainda no hospital, nos momentos finais, o pai de Ruth chegou para o Haroldo e disse: - Meu querido genro, eu já perdi duas esposas e agora se vai a minha querida filha. Mas posso lhe dizer, por experiência própria: Deus não erra!

Essa frase marcou profundamente o jovem missionário, que voltou viúvo para o Brasil, sem saber como cuidaria da obra e dos filhos pequenos. Embora não gostasse de falar muito de suas tragédias pessoais, algumas vezes, quando me via em apuros, ele me citava essa lição de vida. Palavras inesquecíveis para ele. E, obviamente, também para mim. E para todos quantos tiveram o privilégio de ouvir diretamente dele tão poderoso conforto.”

sexta-feira, setembro 02, 2011

Equilíbrio

A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado (Pv 3.18).



Precisamos buscar a sabedoria de Deus. É preciso manter o equilíbrio. Para isso devemos ficar de olhos bem abertos à sensatez. Caminhando na presença de Deus temos segurança e paz, sono tranquilo e proteção, porque o Senhor irá impedir nossa queda.

Certa vez, perguntaram a um famoso equilibrista: como você consegue se equilibrar tão bem. Ele respondeu: Simples, quando estou caindo para um lado, pendo para o outro. Esta frase ficou em minha mente e percebi que na vida precisamos manter a estabilidade, como um equilibrista que foge da queda pendendo em direção contrária. Percebo que às vezes, no lugar de nos curvarmos em direção contrária ao abismo, estamos pendendo para o buraco que nos atrai.

Alguns jacarés tem uma forma interessante de caçar sua refeição. Eles ficam parados de boca aberta, enterrados na lama, e figem que estão mortos. Insetos e pequenos anfíbios aproveitam o calor da boca do animal para se acomodarem. Quando o jaca­ré percebe que já tem o suficiente para uma mastigada, fe­cha a boca. Assim se alimenta sem maiores esforços. Muitas pessoas estão seguindo para a boca do jacaré, pendendo para o mau caminho. Acreditam que lá vão encontrar abrigo, e até conseguem algum prazer, mas quando a boca do jacaré se fecha é difícil retornar.

O que tem nos atraído? Será que estamos buscando a fétida boca do inimígo. Será que nossos passos se apressam em correr para o mal? A Bíblia, em Tiago 1 afirma que somos atraídos pela nossa cobiça, tentados pelo próprio mau desejo. Ele tenta nos arrastar, nos seduzir. Esta é a hora de aplicar a sabedoria do equilibrista. Temos que pender para o outro lado, para o Pai das luzes, e assim voltar ao equilíbrio. Pois senão, o desejo concebido nos leva ao pecado que gera a morte. Fato é: ou buscamos a Deus ou caminhamos para a boca do jacaré.  

A sabedoria de Deus é nosso equilíbrio na caminhada entre os abismos

Rev. Hebert dos Santos Gonçalves (Pão Diário)