sexta-feira, março 27, 2009

Leitura bíblica: algumas dicas

Esta semana não resisti a publicar mais um sábio texto do Pastor Mauro Clark, cuja reflexão deve ser feita por todos! Inclusive por aqueles que se consideram "maduros na fé", antigos na igreja...



Leitura Bíblica

Você costuma ler a Bíblia? "Claro!"

Você costuma estudar a Bíblia? "Bem... quer dizer... e não é a mesma coisa?"

Não, não é. A leitura é mais leve, superficial, permite captar o que é mais significativo ou de fácil compreensão. O estudo bíblico envolve mais tempo, muito mais concentração e geralmente é acompanhado de livros auxiliares. É no estudo que o crente se aprofundará nos grandes temas e nas não menos valiosas nuances da Palavra de Deus.

Qual o mais importante? Eu diria que os dois, pois se complementam. Quem lê a Bíblia apenas rapidamente, alguns minutos por dia, dificilmente aprenderá questões doutrinárias e mesmo lições práticas, mais complexas. Por outro lado, quem encara a Bíblia simplesmente como um livro técnico e se concentra mais em dissecar a teologia, arrisca perder o prazer de se deleitar com passagens maravilhosas, de grande valor devocional.

Neste artigo, permita-me algumas dicas sobre a leitura bíblica. No próximo, abordarei o estudo.

1) Reserve diariamente momentos para ler, nem que seja períodos curtos de 10 ou 15 minutos. É chocante a facilidade (e freqüência) com que muitos crentes hoje passam 2 horas vendo um filme, mas se arrastam para ler cinco minutos da Bíblia.

2) Procure ler livros, ou pelo menos capítulos, em seqüência. Leituras soltas, aleatórias, deixam menos efeito e pode até confundir, quando tiradas do contexto.

3) Existem exemplares bem pequenos da Bíblia. Tenha sempre um ao alcance. No decorrer do dia podem aparecer oportunidades para você ganhar minutos preciosos lendo a Palavra de Deus. Numa fila, por exemplo. Quantos minutos são gastos, desperdiçados, jogados no lixo, você em pé, se movendo um palmo de cinco em cinco minutos, até chegar a sua vez. Patético! Mas com uma Bíblia na mão, muda tudo! Como mágica, aqueles momentos se transformam, de chatice em preciosidade. E você verá como o tempo irá passar rápido. Sem falar na possibilidade de falar de Cristo para o vizinho que achou interessante você estar lendo a Bíblia e "puxou" conversa.

4) Sempre tenha a mão um lápis ou uma caneta. Será útil para sublinhar os versículos que lhe tocarem, registrar comentários pessoais ou ainda anotar dúvidas. Não pense que depois você se lembrará do que precisava anotar. Não lembrará!

5) Ao iniciar uma leitura, caso perceba que a sua alma não está receptiva à Palavra de Deus, não force. E nem se preocupe. Acontece. Pare e vá fazer outra coisa. A Bíblia deve ser lida com o coração aberto, voluntário e receptivo às verdades divinas.

6) Sempre inicie uma leitura das Escrituras orando, pedindo a Deus que o Espírito Santo lhe conceda entendimento. Confiar no QI ou na própria cultura, para penetrar nas verdades bíblicas, fatalmente será uma experiência frustrante. Você tem de se submeter docilmente ao controle e poder de Deus. Tem de receber do alto capacidade especial para penetrar num mundo bem peculiar: o mundo da Palavra de Deus!

Pastor Mauro Clark

Outros textos do pastor Mauro Clark podem ser
encontrados em www.falandodecristo.com.br

Jesus te abençoe!



Nenhum comentário: