sexta-feira, março 27, 2009

Leitura bíblica: algumas dicas

Esta semana não resisti a publicar mais um sábio texto do Pastor Mauro Clark, cuja reflexão deve ser feita por todos! Inclusive por aqueles que se consideram "maduros na fé", antigos na igreja...



Leitura Bíblica

Você costuma ler a Bíblia? "Claro!"

Você costuma estudar a Bíblia? "Bem... quer dizer... e não é a mesma coisa?"

Não, não é. A leitura é mais leve, superficial, permite captar o que é mais significativo ou de fácil compreensão. O estudo bíblico envolve mais tempo, muito mais concentração e geralmente é acompanhado de livros auxiliares. É no estudo que o crente se aprofundará nos grandes temas e nas não menos valiosas nuances da Palavra de Deus.

Qual o mais importante? Eu diria que os dois, pois se complementam. Quem lê a Bíblia apenas rapidamente, alguns minutos por dia, dificilmente aprenderá questões doutrinárias e mesmo lições práticas, mais complexas. Por outro lado, quem encara a Bíblia simplesmente como um livro técnico e se concentra mais em dissecar a teologia, arrisca perder o prazer de se deleitar com passagens maravilhosas, de grande valor devocional.

Neste artigo, permita-me algumas dicas sobre a leitura bíblica. No próximo, abordarei o estudo.

1) Reserve diariamente momentos para ler, nem que seja períodos curtos de 10 ou 15 minutos. É chocante a facilidade (e freqüência) com que muitos crentes hoje passam 2 horas vendo um filme, mas se arrastam para ler cinco minutos da Bíblia.

2) Procure ler livros, ou pelo menos capítulos, em seqüência. Leituras soltas, aleatórias, deixam menos efeito e pode até confundir, quando tiradas do contexto.

3) Existem exemplares bem pequenos da Bíblia. Tenha sempre um ao alcance. No decorrer do dia podem aparecer oportunidades para você ganhar minutos preciosos lendo a Palavra de Deus. Numa fila, por exemplo. Quantos minutos são gastos, desperdiçados, jogados no lixo, você em pé, se movendo um palmo de cinco em cinco minutos, até chegar a sua vez. Patético! Mas com uma Bíblia na mão, muda tudo! Como mágica, aqueles momentos se transformam, de chatice em preciosidade. E você verá como o tempo irá passar rápido. Sem falar na possibilidade de falar de Cristo para o vizinho que achou interessante você estar lendo a Bíblia e "puxou" conversa.

4) Sempre tenha a mão um lápis ou uma caneta. Será útil para sublinhar os versículos que lhe tocarem, registrar comentários pessoais ou ainda anotar dúvidas. Não pense que depois você se lembrará do que precisava anotar. Não lembrará!

5) Ao iniciar uma leitura, caso perceba que a sua alma não está receptiva à Palavra de Deus, não force. E nem se preocupe. Acontece. Pare e vá fazer outra coisa. A Bíblia deve ser lida com o coração aberto, voluntário e receptivo às verdades divinas.

6) Sempre inicie uma leitura das Escrituras orando, pedindo a Deus que o Espírito Santo lhe conceda entendimento. Confiar no QI ou na própria cultura, para penetrar nas verdades bíblicas, fatalmente será uma experiência frustrante. Você tem de se submeter docilmente ao controle e poder de Deus. Tem de receber do alto capacidade especial para penetrar num mundo bem peculiar: o mundo da Palavra de Deus!

Pastor Mauro Clark

Outros textos do pastor Mauro Clark podem ser
encontrados em www.falandodecristo.com.br

Jesus te abençoe!



segunda-feira, março 23, 2009

A morte de Jesus Cristo

Olá! A graça e paz de Jesus esteja com você! O texto desta semana é, mais uma vez, uma reflexão para sua vida! Espero que você desfrute o máximo da mensagem e a torne uma verdade única em sua vida!




A morte (científica) de Jesus


Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte. Ele agüentou essa situação por pouco mais de 3 horas. Sim, mais de 3 horas! Muito tempo, não é verdade? A “pior" morte da época. Somente os piores criminosos morreram como Jesus. E com Ele foi ainda pior, porque nem todos os criminosos condenados aquele castigo receberam pregos em suas mãos e pés. Sim, foram pregos... e dos grandes! Cada um tinha de 15 a 20 cm, com uma ponta de 6 cm. A outra extremidade era pontiaguda. Eles eram pregados nos pulsos, e não nas mãos, como se diz.

No pulso, há um tendão que vai até o ombro, e quando os pregos foram martelados, esse tendão se rompeu, obrigando Jesus a forçar todos os músculos de suas costas, por ter seus pulsos pregados, para poder respirar porque perdia todo o ar de seus pulmões. Desta forma era obrigado a apoiar-se no prego colocado em seus pés que eram maiores ainda que o de suas mãos, porque pregavam os dois pés juntos. E como seus pés não agüentariam por muito tempo sem rasgarem, Jesus era obrigado a alternar esse "ciclo" simplesmente para poder respirar. Quando O imaginamos ferido, imaginamos meras feridas, mas não. As d'Ele eram verdadeiros buracos... Buracos feitos em seu corpo.

Alguns minutos antes de morrer, Jesus já não sangrava mais. Simplesmente saía água de seus cortes e feridas. O corpo humano está composto de aproximadamente 3,5 litros de sangue (em um adulto). Jesus derramou 3,5 litros de sangue; teve três pregos enormes cravados em seus membros, uma coroa de espinhos em sua cabeça e, além disso, um soldado romano cravou uma lança em seu tórax. Tudo isso, sem mencionar a humilhação que passou depois de ter carregado sua própria cruz por quase dois quilômetros, enquanto a multidão cuspia em seu rosto e lhe atirava pedras (a cruz pesava cerca de 30 quilos, somente na parte superior, aquela em que pregaram suas mãos).

Jesus passou tudo isso, só para que você tenhas um livre acesso a Deus. Para que todos tívessemos nossos pecados "lavados". Sim! Foi por você que Ele passou por tudo isso! Aceite essa realidade, a verdade de que JESUS É A ÚNICA SALVAÇÃO PARA O MUNDO.

(Desconheço a autoria de algumas
informações contidas nesse texto).

Jesus te abençoe!


sábado, março 07, 2009

A Bíblia e o Celular


Viva como se alguém o estivesse observando 24 horas por dia, pois Deus está ao seu lado neste exato momento.

Quanta importância você tem dado à sua Bíblia? Com que frequência você a lê ou recorre a ela para buscar respostas para o seu dia-a-dia? Há um pastor, o Rev. John, que costuma se referir a esse maravilhoso livro como "manual". Sempre que lhe faço perguntas, ele me responde "de acordo com o manual...", o "manual diz que...". E é assim mesmo que devemos olhar para a Bíblia Sagrada. Como o nosso manual de vida, pois nela encontramos todas as respostas para nossos problemas, medos, anseios, agradecimentos, inseguranças, indagações, milagres, bênçãos... Tudo o que Deus queria nos revelar, ele inspirou homens para escrever 66 livros, que juntos formam a Bíblia. Não é à toa que a chamamos de Sagrada! É muito importante sua leitura diária, uma vez que precisamos alimentar nosso espírito com o que há de melhor para ser consumido: A VERDADE!

Reflita acerca do texto abaixo:

"Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular? E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa? E se déssemos umas olhadas nela várias vezes ao dia? E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório... ? E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos? E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela? E se a déssemos de presente às crianças? E se a usássemos quando viajamos? E se lançássemos mão dela em caso de emergência? Mais uma coisa: Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela "pega" em qualquer lugar. Não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim. E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida."

Desconheço o autor.

"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto"!
(Is 55:6)

Jesus te abençoe!



quinta-feira, março 05, 2009

Como é difícil esperar com fé!

Lendo a história de Abraão vejo o quanto nossa fé é limitada! Afinal, entre a promessa do Senhor de que sua descendência seria numerosa como as estrelas do céu e o nascimento de seu filho, passou-se muito tempo.

Sara já se tornara uma senhorinha e, portanto nada mais indicava que um dia geraria um filho! Quando a velhice chega já não há mais tempo para muitos sonhos!
Abraão, no entanto, jamais duvidou de que a promessa se cumpriria!

Imagine hoje, quem manteria viva em sua mente a promessa do Senhor?

Quem estaria disposto a esperar muitos e muitos anos pela benção prometida?
No entanto, o Deus em quem cremos é o mesmo de Abraão! Nossa fé é que é diferente!
Hoje, se alguém ora um mês inteiro pedindo determinada benção ao Senhor e ela não vem, já acha que Ele não a ouve! Alguns pensam que precisam gritar com Deus para serem ouvidos! Outros acham que precisam deixar de pedir e passar a dar ordens a Deus, tipo eu exijo!
Precisamos muito ler a Palavra e enxergar que o tempo certo para todas as coisas não é o nosso, mas o do Senhor! O melhor que fazemos é não estipular tempo para Deus agir em nossa vida e sim dedicarmos todo nosso tempo e toda nossa vida a buscar Sua presença!

Nada deve servir como motivo para permitirmos que o inimigo de nossas almas nos induza a agir baseados em nossas mágoas, nas injustiças que sofremos ou em nossos sonhos desfeitos pelas atitudes ímpias de alguém em quem um dia confiamos!

Deus tudo vê, Ele sabe de nossos limites, sabe de nossos justos desejos, Ele quer que nossa vida seja de paz, de justiça e que a vontade Dele prevaleça sempre!

Ocorre que muitas vezes, entre a benção e nossas orações, há um tempo que só Deus conhece, mas que se faz necessário para podermos crescer para o Senhor! Esperar com paciência é fruto de fé! E sem fé ninguém consegue agradar a Deus!

O melhor que podemos fazer enquanto esperamos que Ele atenda nossas orações, consiste em viver cada dia, cada hora, cada minuto e cada fração de segundo, na presença do Senhor, agindo sempre da forma que O agrada!

Viva uma vida que agrade não a si mesmo, mas ao Senhor Jesus e Ele concederá o que deseja seu coração!

Texto escrito pelo Pastor Vanderlei Miranda



Jesus te abençoe!