quarta-feira, julho 30, 2008

Mensagem de Sabedoria


Querido irmão, uma oração que sempre faço a Deus é para que Ele me dê sabedoria. E acho que todos nós precisamos muito ser sábios em nossas vidas, ao tomar decisões, por mais simples que elas pareçam. Por isso, hoje decidi postar o texto abaixo, que recebi por meio do boletim do Pastor Mauro Clark. Meu desejo é que estas palavras toquem em seu coração e reflitam da maneira mais positiva possível!


Ouvir muito, falar e se irar pouco

Sabeis estas cousas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. - Tiago 1.19

A Bíblia não contém somente doutrinas e ensinos de natureza puramente espirituais. Ela é um verdadeiro guia de vida, incluídos aí também assuntos de comportamento social. E nessa passagem de Tiago temos um grande conselho, na realidade uma tripla orientação para um procedimento saudável. Ele diz: "Todo homem, pois, seja...

... pronto para ouvir. Você sabe aquele tipo que numa roda de amigos fica o tempo todo comentando os fatos ou contando estórias. Quando um outro também quer falar, ele só ouve as primeiras palavras e interrompe abruptamente, oferecendo os seus indesejáveis palpites ou mudando de assunto. Esse não sabe ouvir. E fatalmente se torna um tremendo chato (ou "mala", na linguagem dos jovens). Se você conversa com alguém que tem a capacidade de ouvir, sairá com a impressão de que ali está uma pessoa agradável e de boa conversa. E isso sem ela ter dito praticamente uma palavra!

Mas o "ouvir" aqui não se limita somente a escutar estórias. Inclui também a idéia de acolher sugestões, aceitar conselhos e acatar de bom grado até mesmo repreensões. Dizem que "Se conselho fosse bom, não seria de graça". Errado! Conselho é bom, sim, e deve ser ouvido.

... tardio para falar. Está em pauta aqui a tagarelice, o falar impensado. Já comentamos que o tagarela se torna desagradável e enfadonho. Além disso, acaba se expondo demais, deixando mais á vista as suas fraquezas e defeitos. E termina por perder o respeito dos outros. Suas palavras se tornam desvalorizadas, seus conselhos desprezados, suas repreensões sem efeito.

Outra desvantagem de falar demais, é o risco de falar coisas que jamais deveria ter dito. Aí vem o arrependimento, por ter assumido um compromisso que não poderá cumprir; o remorso por ter sido tão indelicado com aquele amigo; a vergonha, por ter falado asneira na frente de todos.

O que é discreto no falar, dá naturalmente a impressão de sábio e prudente. Quando abra a boca, os outros se dispõem a ouvir. Seus conselhos são procurados, até suas repreensões são respeitadas.

... tardio para se irar: Estão em mira aqui os de "pavio curto". A raiva súbita geralmente é irracional. Não deixa tempo para examinar os fatos com lógica e chegar a uma conclusão equilibrada. As pessoas explosivas devem aprender a se controlar e a exercer autodomínio.

E mesmo que a ira chegue aos mais calmos e pacientes, a Bíblia têm uma orientação: Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. - Ef 4.26. A raiva deve ser sem ódio, sem sede de vingança e também rápida, superficial, facilmente esquecida.

Aqui estão, portanto, três conselhos de ouro, dados pelo próprio Deus na Sua Palavra, àqueles que desejam Lhe ser fiéis e se relacionar bem com seus semelhantes.

Pastor Mauro Clark

Jesus te abençoe!
Para entrar em contato, escreva para pequenamissionaria@gmail.com

Pequena Missionária.

Nenhum comentário: