domingo, março 28, 2010

Desafios da Juventude Cristã

Imagem: Google.com
Enumerar os desafios que a juventude enfrenta em nossos dias é algo praticamente impossível. A agilidade com que tudo muda o tempo todo, seja na comunicação e relacionamentos entre pessoas, ou na forma de ver o mundo também não ajuda muito.

Sendo assim, acredito que um grande desafio para o jovem que busca um compromisso com Deus é a dificuldade em ter tempo para Ele e para nutrir uma espiritualidade sadia neste contexto atual. E não me refiro à obrigação de ler um capítulo da Bíblia todos os dias, mas à vontade e dedicação genuína de construir e, principalmente manter um relacionamento íntimo com o Salvador.

O tempo que Deus espera dos jovens pode ser encontrado no ônibus – a caminho do trabalho, no quarto – em frente ao “micro”, ou em qualquer outro lugar. O que quero dizer é que não é necessário estar dentro da igreja para viver o que Deus espera de nós, mas resgatar o conceito bíblico de que o culto é em todo tempo e em todo lugar, porque o jovem cristão cultua ao Pai com sua própria vida.

À medida que o mundo muda, a tendência é nutrirmos relacionamentos cada vez mais superficiais, e isso acaba afetando nossa forma de amar e, infelizmente, como amamos a Deus. Junto a tudo isso, encontramos uma sociedade competitiva e individualista. Dizer não a nós mesmos para nos tornarmos como Jesus, sendo capazes de aceitar as diferenças do outro e de nos submetermos ao próximo em amor torna-se um novo conflito, já que abrir mão de si em favor do outro é um desafio que contraria cada vez mais os valores da sociedade pós-moderna.

Torna-se mais difícil entregar completamente a vida em favor do reino de Deus e lembrar que a cruz de Cristo não está relacionada a um fardo, mas sim à graça de saber que “a missão não faz parte da nossa vida; a missão é a nossa vida”. Para conseguirmos lidar com o que Deus requer e espera de nós precisamos de uma entrega total do que temos e do que somos.

Quando estamos dispostos a fazer essa entrega, compreendemos que a Salvação não significa simplesmente o lugar para onde vamos quando morrermos. Significa uma vida transformada enquanto ainda estamos aqui. Jesus disse: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.10). Então podemos dizer que Salvação é conhecer a Deus e a partir disso oferecer um significado completamente novo à nossa vida.

A salvação em Cristo nos lança ao Pai e nos torna gente como o Filho, capazes de amar e de nos doar ao outro. Ela é capaz de nos salvar de nós mesmos, de nossa ignorância e de nosso egoísmo. Nosso maior desafio ainda é abrirmos mão de nós mesmos por amor a Jesus e a seu evangelho, e a partir disso vivermos uma vida com um significado maior do que o simples acúmulo de bens. E este é um dos propósitos de estarmos reunidos aqui: vencer desafios!

Lembre-se que, para Jesus, sua vida é muito importante!

2 comentários:

Bruno Figueredo disse...

Que post mais inspirado pelo Espírito Santo. Realmente é o maior desafio da atualidade.
Parabéns ao autor do post.
Certamente Deus tem um propósito muito forte com sábias palavras.

Saiba que Deus falou ao meu coração com esse post.

Lívia Leite disse...

Escrevi esse texto para ser entregue a estudantes em um Congresso de Jovens realizado pela Juventude Batista do Triângulo Mineiro (Jubatrim).