quarta-feira, novembro 18, 2009

Peça!

Imagem: Google
Quando eu era menino, de vez em quando um tio muito querido chegava em Fortaleza, para passar uns dias. Era uma festa! O ponto alto acontecia quando ele me levava para a melhor lanchonete da cidade e dizia: “Peça o que quiser!” Doce sonho!

Quem não gostaria de ter o prefeito à frente, dizendo: “O que você quer que eu faça na sua rua? É só pedir”. Ou um milionário com o talão de cheques na mão: “Pode dizer o valor!”

Houve um homem que viveu situação semelhante, só que não tendo à frente um parente querido ou um bilionário, mas o próprio Deus, Criador e dono de tudo! Salomão.
O relato está em 1Re 3.5-15. Deus lhe aparece em sonho e diz: Pede-me o que queres que eu te dê. (v.5)

Sem pestanejar, Salomão apresenta a lista: 5 Mercedes, 2 jatinhos, 15 televisões, 300 DVD´s, 25 ternos, 40 pares de sapatos, ah, e 5 palácios com ar condicionado central. Nada disso. Ela já era riquíssimo e muito poderoso.

Então pediu: “Quero 10 mil cavalos para o exército; ganhar todas as guerras que entrar (como meu pai Davi), triplicar os meus domínios e ser o rei mais poderoso do mundo! Nada pediu também nessa área.

Então pediu: “Quero saúde perfeita, para nunca pegar nem resfriado, ou sentir uma dor”. Também não.

Então pediu: “Quero ser a pessoa mais feliz do mundo, nunca ter uma angústia, uma depressão, uma tristeza”. Não.

Muitos pensariam: "Um momento! E ainda restou algo para o rei pedir?”

Sim, e como! A resposta de Salomão se divide em 4 partes, que apenas alistarei, sem espaço para detalhar cada uma:

1) Exaltou a bondade de Deus.
2) Analisou a sua própria situação com humildade e autocrítica, chamando a si mesmo de criança e confessando não saber como conduzir-se.
3) Reconheceu que o povo sobre o qual reinava não era dele, mas de Deus.
Só com esse belo preparo para o pedido em si, acho que Deus já estava inclinado a atendê-lo.
4) Finalmente, fez o pedido: que Deus lhe desse coração compreensivo para julgar o povo dEle e que pudesse discernir entre o bem e o mal.

Em suma, teve a nobreza de pedir SABEDORIA. Queria capacidade de avaliar as coisas em profundidade, para tomar atitudes justas e corretas.

Deus atendeu abundantemente a Salomão. Além de incomparável sabedoria humana, deu-lhe até o que não pedira: mais riqueza, glória e, caso fosse obediente, longevidade.

Talvez você pense: "Que história fantástica! Pena que uma coisa dessas não ocorre comigo!” Não é bem assim. Se você é discípulo de Cristo, então de certa forma ocorre, sim. Também somos exortados a pedir o que quisermos: E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. - Jo 14.13-14

Não é exatamente como ocorreu como Salomão, é claro. Cristo não dá de forma direta e imediata como concedeu sabedoria a Salomão. Ali foi algo especial. A resposta às nossas orações é algo mais complexo. O segredo é quando Cristo diz "em meu nome". Isso envolve vários fatores, como fidelidade nossa, santidade (atitudes, comportamento), submissão à vontade de Deus. Mas, o fato de ser mais complexo, não significa que seja MENOS REAL! Somos exortados a pedir, sim!

E apesar do caso de Salomão ter sido à parte, a resposta que recebeu nos dá um excelente roteiro para AGRADARMOS a Deus em nossos pedidos.

1) Exalte a Deus
2) Diminua-se perante Ele
3) Valorize as pessoas que Deus colocou ao seu redor, especialmente os irmãos na fé
4) Peça por sabedoria, para bem desempenhar a tarefa que Deus lhe deu.

Crente que ora assim, vai agradar a Deus, como Salomão. E o resultado será orações respondidas e, muitas vezes, ainda MAIS do que pediu.

Aliás, isso não é exatamente o que Jesus ensinou em Mt 6.33? Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.


Jesus te abençoe!

Um comentário:

Unknown disse...

Meu Deus!Como valeu o Senhor me orientar em fazer uma simples pergunta aos meus amigos no orkut.
Eu que pretendia falar alguma coisa, que edificasse meus amigos, acabei sendo edificado . Gória ao grnde e Poderoso Deus! Obrigado Senhor Jesus!O.V.W.