segunda-feira, junho 08, 2009

Pensai nas coisas que são do alto...




A graça e a paz do Senhor Jesus esteja com você! Ao fazer um estudo bíblico sobre o direcionamento de nossas vidas de acordo com a vontade de Deus, e pesquisar sobre o assunto, encontrei essa maravilhosa pregação do Pastor Mauro Clark. Achei as reflexões feitas a partir do texto de Colossenses maravilhosas! E por isso decidi dividi-las com você!

Bom estudo!

Colossenses 3.2

Cl 3.1-3:


1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus;


2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;

3 Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.

Nos v. 1 e 3 desse trecho, Paulo explica o motivo pelo qual devemos pensar nas coisas do alto: morremos para as coisas do mundo e ressuscitamos juntamente com Cristo.


Bem que poderíamos trabalhar na explicação dessas realidades espirituais que acompanharam a nossa conversão.
Mas vou me concentrar no v.2, na própria necessidade de pensarmos no alto, o que isso significa, as conseqüências, etc.

v. 2a.: Pensai nas coisas que são do alto...

Pensar: fronew phroneo = dirigir a mente para algo, procurar, concentrar-se
.

O braço de alguém pode ser quebrado, o olho furado, a língua cortada, o corpo torturado, a vida tirada. Mas o pensamento ninguém toma dele.
Esse é o único bem que temos totalmente livre de terceiros. Se decide pensar em algo, você pensa. E ainda é segredo seu! Um escravo perto de um dono perverso pode pensar o que quiser dele, sem perigo.

Que privilégio um filho de Deus poder mover os pensamentos a Deus quando quiser, na situação em que estiver. - Para pregar, precisa de ouvintes. - Para ir ao culto, tem dias e horas certas. - Para ler a Bíblia, é preciso ter a própria Bíblia e condições apropriadas. - Mas para pensar em Deus, não há restrições de tempo, lugar ou ambiente.

E por que será que Deus tem tanto interesse em nossos pensamentos?

As nossas obras são extremamente importantes, vitais em nossa vida cristã.
Devemos procurá-las com o afinco de um escoteiro. Quando encontramos oportunidade de praticar uma boa obra, devemos sentir uma alegria tão grande de quem encontrou um objeto valioso que estava perdido. E tratar aquela oportunidade com a delicadeza com que pegamos numa porcelana. E ao praticá-la, ficarmos felizes por termos feito o bem e agradado a Deus. Deus preparou cada obra para praticarmos, antes de nascermos – Ef 2.10

Talvez você pense: “Esquisito, o pastor falava de pensamento, mudou para obras”.
Mas foi proposital. Exaltando as obras, eu estaria super-exaltando os pensamentos. Afinal, obras são conseqüência de pensamentos. Pensamentos geram obras.

Existe estreita relação entre o que alguém pensa e o que faz:

* O ladrão pensa no próximo roubo.

* O atleta, no próximo recorde.
* O pastor, na próxima pregação
.
* O empresário, no próximo negócio.


Então, se obras são importantes, imaginem os pensamentos que as produzem! O sucesso de alguém em qualquer atividade depende do quanto pensa na tal atividade. Na Embraer, uma vez ouvi: “Aqui todo mundo dorme avião, bebe avião, come avião!”

O seu viver cristão ficará mais rico, mais forte, ao pensar mais no alto:

* O contato com os padrões santos de Deus fará contraste com as coisas pecaminosas do mundo e lhe ajudará a abandoná-las.

* Temos de confessar pecados. Mas para confessá-los, temos de identificá-los. Os pensamentos do alto dão sensibilidade espiritual para essa identificação.

* Estará sempre lembrando que foi perdido e hoje é salvo.

* Terá vontade de falar de Cristo para outros.

* Pensar no alto lhe fará conhecer cada vez melhor Aquele a quem deve imitar: Cristo
.
* Como embaixador de Cristo (2Co 5.20), você conhecerá melhor o reino do qual é cidadão para melhor representá-lo aqui na terra.

* Será sempre renovada em você a esperança de vida nos céus.
* Aprenderá segredos espirituais (sabedoria) que Deus reserva os que O buscam.
* Uma vez mais íntimo com Deus, seu testemunho se tornará mais forte.


v. 2b.: ... não nas que são aqui da terra


A ênfase agora é no negativo. É incompatível considerar seriamente as coisas do céu e, ao mesmo tempo, as da terra. A expressão “as que são aqui da terra” é muito abrangente e inclui coisas diretamente pecaminosas, imorais, iníquas. Mas não vou considerá-las aqui. Quero concentrar nas coisas da terra ligadas com a nossa sobrevivência, manutenção, as preocupações da vida em geral. Ou seja, coisas não pecaminosas em si, mas cuja atenção exagerada terminará nos impedindo de pensar mais nas coisas do alto.

Já calculou quanto tempo você dedica ao seu trabalho profissional, quer dizer, servindo aos cuidados desta vida?
Se você trabalha de 2a. a 6a. feira, significa atividade em 71% dos dias da semana. E se acorda às 6, e logo cuida de se preparar e se dirigir ao trabalho, e o expediente encerra às 18h, então você dedica ao trabalho 75% do tempo que passa acordado naquele dia. É muito tempo! Mas Deus permite isso.

Quantos % dos seus ganhos são gastos com você e família? Mesmo muito, Deus permite.
Deus abre mão de grande parte do seu tempo e do seu dinheiro. Mas tem uma coisa da qual Ele não abre mão: o seu pensamento, o seu coração! Tudo bem em dedicar-se ao trabalho com afinco, procurando melhorar o padrão de vida. Mas tudo mal em empregar o coração para as coisas deste mundo. Dedique-o a Deus!

Mt 6.21: se o coração é voltado para Deus, aí está o seu tesouro.


Achamos pouco dedicar ao trabalho 75% das horas dos 71% dos dias da semana. E passamos a ocupar as nossas mentes, com angústias e preocupações. Nossos sonhos envolvem exageradamente planos e projetos puramente terrenos. Trabalhar para ganhar o pão é certo e bíblico. Exaurir-se e angustiar-se pela vida é errado e anti-biblico.

Primeiro passo para deixar os pensamentos livres para as coisas do alto é liberá-los das preocupações das coisas daqui. Foi exatamente isso o que Cristo mandou: Mt 6.25-33. Por mais que você seja inteligente, trabalhador, criativo, tenha “pique” e “garra”, nunca esqueça: quem lhe sustenta não é você. É Deus! E é precisamente Ele quem manda que Lhe demos o coração. O resto é com Ele. Já pensou se Ele dissesse: “Concentrem-se nas coisas desta vida. Angustiem-se!”? Mas Ele diz o contrário. O pesado fica com Ele e o leve para nós. Existe algo mais gostoso do que pensar nas coisas de um Deus misericordioso e santo?

Conseqüências de pensar nas coisas da terra:

* Os padrões do mundo lhe arrastarão com mais facilidade
.
* Raramente se lembrará que um dia foi perdido
.
* Não estará concentrado em falar de Cristo
.
* Será pouco íntimo de Cristo
.
* Com pouca sensibilidade espiritual, sua confissão de pecados será incompleta.
* Conhecerá mal o reino do qual é embaixador.
* Pouco se lembrará do céu, para onde irá em breve.
* Receberá pouca sabedoria do Pai.
* Testemunho fraco.

Tenhamos constantemente Cl 3.2 em mente.


É maravilhoso podermos esvaziar o coração de angústias e preocupações, para encher até transbordar de pensamentos das coisas do alto, orando, lendo, meditando, conversando com irmãos, dando graças, pedindo, conhecendo mais e mais, crescendo no Senhor Jesus!

Que Deus nos abençoe.


- Amém -


Nenhum comentário: