quarta-feira, abril 29, 2009

Estudo da Bíblia: novas dicas



Há algumas semanas, publiquei um artigo do Pastor Mauro Clark, em que ele discorria sobre a diferença entre leitura e estudo bíblico. De acordo com o texto do pastor, a simples leitura das Escrituras não permite um maior aprofundamento nas doutrinas, o que deve ser adquirido com um estudo sério e dedicado.

Como não poderia deixar de ser, publico agora a continuação deste artigo, onde recebemos valiosas novas sugestões para o melhor aproveitamento do Estudo Bíblico.

1) Sempre tenha em mente que a Bíblia é a Palavra de Deus. (2Tm 3.16 e 2Pe 1.20-21). Na prática isso significa que a Bíblia não contém erros. O próprio Senhor Jesus disse que "a Escritura não pode falhar" (Jo 10.35b). O que não falha é infalível!


2) Trate com respeito e cuidado as dificuldades contidas na Bíblia. O fato de haver passagens difíceis de explicar, não é motivo para que se desconfie da Bíblia e muito menos para que qualquer um dê a interpretação que bem entender. Para quem estuda a Palavra de Deus com afinco, certas passagens, antes incompreensíveis, vão sendo naturalmente absorvidas e aceitas pela mente e pelo espírito. Quanto a trechos que insistem em permanecer sem clara compreensão, não devem ser motivo de frustração. Ao contrário, a incapacidade de alcançá-los deve ser revertida para a glória de Deus, numa atitude de fé e serenidade, do tipo: "Senhor, eu não consigo compreender bem isso, mas Tu entendes e, para mim, isso é suficiente. Louvado sejas Tu".

3) Bons livros de teologia e comentários são extremamente úteis, eu diria até indispensáveis. Mas, cuidado, pode se tratar de "faca de dois gumes". Se contiverem ensinos errados e visões distorcidas, esses livros serão muito nocivos. Nunca, jamais, coloque qualquer livro em pé de igualdade com a Bíblia. Não aceite doutrinas inventadas por homens. Se você é salvo em Cristo, o Espírito Santo habita em você e ninguém nesta terra poderá lhe dizer que é seu superior em capacidade intrínseca de entender a Bíblia. Num certo sentido, você pode argumentar com qualquer autor em pé de igualdade. Faça isso com humildade e reconhecendo diferença em cultura e conhecimento acadêmico. Mas não se sinta inferior a um PHD. Se você não se conformou com a explicação de um teólogo ou pastor, por famoso e erudito que seja, vá em frente, pesquise, pergunte a outros. Mas não assimile ensinamentos que, aos seus olhos, arranham a verdade bíblica. Aceitar tudo o que lhe ensinarem é assumir a responsabilidade de ter trocado a Palavra de Deus por ensinos de homens - um pecado gravíssimo! (Mt 15.7-9). Não esqueça que o professor de quem estuda à Bíblia com sinceridade de coração é o Espírito Santo. Dependa primariamente da influência dEle.

4) Quando quiser aprender sobre um determinado assunto, pesquise na própria Bíblia todas as passagens que se referem àquele tema. Depois examine outros livros. Finalmente, tire as suas próprias conclusões que, evidentemente, deverão estar coerentes com todo o ensino bíblico.

5) Termino como no artigo passado, sugerindo que nunca inicie um estudo das Escrituras sem antes orar a Deus pedindo entendimento.


Jesus te abençoe!

Para entrar em contato ou receber atualizações, escreva para



2 comentários:

Ilfeu disse...

Admirável a matéria sobre leitura e estudo da Bíblia. Oportuníssima. Importa, no entanto esforçar-se para manter o equilíbrio, servindo-se do binômio "graça" e "conhecimento". Tanto Paulo quanto Pedro ratificam a fórmula do crescimento espiritual: Crescer em "graça e no conhecimento". Uma coisa não anula a outra, elas se completam. Some-se a isso a completa subimissão ao Espírito Santo. É Ele e somente Ele que nos ensina, conduzindo-nos a "toda verdade e justiça". No estudo sistemático das Sagradas Escrituras isso deve estar sempre pautado.

Anônimo disse...

Oportuníssima a matéria sobre ler e estudar a Bíblia. Acima de qualquer regra está a orientação bíblica, paulina e petrina, para que o crescimento se dê em "graça" e no "conhecimento". Some-se a esse binômio a completa submissão ao Espírito Santo, pois é Ele quem nos ensina, nos conduzindo a toda "verdade e justiça", e caminharemos bem no aprendizado.