segunda-feira, novembro 14, 2011

A Missão da Igreja

A publicação de hoje também é de autoria do Pastor René, e complementa outro artigo dele, publicado na semana passada. Confiram comigo. 

Imagem: Google

René Kivitz*

A compreensão mais comum diz que a missão da igreja é “fazer discípulos”, o que, em sentido reduzido, significa “ganhar almas” ou popularmente “povoar o céu”. Esse conceito está baseado na chamada Grande Comissão de Mateus 28:18-20. Porém, existem outros textos do Novo Testamento que podem servir de base para o entendimento da missão da igreja, como, por exemplo, João 17:18 e 20:21. “Assim como o Pai me enviou ao mundo, eu também os envio”, o que nos leva a considerar a missão da igreja como extensão da missão de Jesus.

Também em Lucas 4:18-21, podemos encontrar uma referência à missão, quando Jesus diz que foi ungido pelo Espírito do Senhor e enviado a pregar boas novas aos pobres, proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, libertar os oprimidos, e proclamar o ano da graça do Senhor. Esse texto pode ser resumido nas expressões salvação, libertação e restauração.

Como último exemplo, podemos olhar para Efésios 1:22,23, em que o apóstolo Paulo diz que pela igreja Jesus exerce sua autoridade sobre todas as coisas. Nesse caso, a igreja é responsável por fazer com que Jesus seja Senhor, de fato, sobre tudo quanto é de direito. Todos esses textos, e muitos outros, apontam para o conceito da missão integral da igreja, resumido em Lausanne como “levar o evangelho todo para o homem todo.

*René Kivitz é pastor da Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo. É mestre em Ciências da Religião e autor de, entre outros, “O Livro Mais Mal-Humorado da Bíblia”. 

Nenhum comentário: